Outras Companhias

Viajar de avião deixou de ser um luxo e se tornou algo acessível nos últimos anos. Conheça neste post algumas companhias aéreas do mundo para viajar na Europa e Américas. Essas companhias surpreendem os viajantes com cada oferta de deixar qualquer um maluco, doido para arrumar as malas e embarcar. Cuidado com os extras na hora da compra, é bom ficar claro qu viajar de "low cost" não é o msmo que embarcar em um voo comum. Esperamos que este post seja útil e que ajude vocês a planejarem as próximas viagens.

Flybe

O Flybe Group é um grupo de companhia aéreas fundada em 1 de novembro de 1979 como Jersey European Airways, atualmente, com sede na Inglaterra. É a maior companhia aérea regional independente na Europa, operando 180 rotas em 65 aeroportos. Sua afiliação em Escandinávia é a Flybe Finland com 26 aeronaves e 35 destinos europeus e com sede no Aeroporto de Helsínquia-Vantaa. Durante o ano de 2013 o grupo transportou 7 milhões de passageiros. Foi a primeira empresa a operar os Embraer E-Jets, aeronaves bimotor narrow-body de curto alcance para 80-124 passageiros, produzida pela Embraer, fabricante brasileira de aeronaves comerciais, militares e executivas.


Austrian Airlines

A Austrian Airlines é a companhia aérea da Áustria com mais de 40 anos de operações no "coração" da Europa, ela tem como seu Hub de operações o Aeroporto Internacional de Viena, servindo 130 destinos em 66 países, nos 5 continentes(compartilhados com a Lauda Air). A empresa se caracteriza pela frota moderna, nova e respeitosa com o meio ambiente, contando com 104 aeronaves de vida-média 6,2 anos cada. É membro da Star Alliance desde de 26 de Março de 2000.

A  Aústria foi o primeiro país do mundo a estabelecer uma rota regular internacional de conexão entre Viena e Kiev, em 1918 servindo apenas para o transporte de correio. A Austrian Airlines nasceu em 31 de Março de 1958, com a fusão das antigas "Austrian Airways" e "Air Austria", tendo Londres como destino de seu voo inaugural. Sempre tendo o pioneirismo como característica marcante, foi a primeira a voar para pontos até então desconhecidos do Leste Europeu. Foi comprada pela Lufthansa em novembro de 2008.


Aer Lingus

A Aer Lingus é a companhia aérea da Irlanda. Baseada na capital Dublin, a companhia aérea opera com uma frota composta maioritariamente por aeronaves Airbus, com destinos nos Estados Unidos, Europa, Canadá e Ásia.

Foi nomeada uma companhia de 4* Skytrax product em 2016, destingindo-se assim como a única companhia aérea Irlandesa desta categoria.

A Aer Lingus é mantida pelo grupo IAG (Grupo British Airways, Iberia e Vueling). Membro da aliança Oneworld até 2007, foi fundada em 1936 e emprega atualmente cerca de 4.000 funcionários. Voltará à Oneworld em 2018/9, tendo já adotado o programa Avios (British Airways e Iberia) em que permite ao passageiro acumular pontos que o permite beneficiar em várias lojas, hotéis, voos e mais, juntamente com os restantes membros do grupo IAG e outros. Em Portugal a companhia é especialmente forte no Aeroporto de Faro, onde assegura dois a quatro voos diários para Dublin e uma a duas ligações diária a Cork e Belfast (Irlanda do Norte). No Aeroporto de Lisboa a Aer Lingus faz um voo diário para o Aeroporto de Dublin e dois diários em certos dias da semana no verão Iata. De Lisboa para Cork voa duas vezes por semana, serviço que foi retirado por alguns meses mas reposto a partir de 26 de Outubro de 2018.

A Aer Lingus tem demonstrado um crescimento vasto no seu longo-curso a partir dos seus aeroportos de Shannon e Dublin sendo os únicos aeroportos europeus com pre-clearance em voos para os EUA, tendo ao seu dispor treze rotas com várias frequências diárias sendo estas Nova Iorque (JFK) 3x diário, Nova Iorque (EWR), Boston 3x diário, Chicago 2x diário, Los Angeles, San Francisco, Orlando, Miami, Washington Dulles, Hartford, Seattle, Filadélfia e Toronto no Canadá.

Planeia entrar na aventura trans-atlântica JV com a aérea American Airlines (Igualmente membro OneWorld) em 2018/9 e mesmo no grupo JV1 (British Airways, Iberia, Finnair e American Airlines) mais tarde, onde as companhias partilham rotas, custos e lucros.


Air Berlin

A Air Berlin foi uma companhia aérea da alemã que inicialmente foi fundada como companhia aérea de baixo custo nos Estados Unidos mas, na realidade pode-se considerar a Air Berlin como tendo sido uma companhia aérea híbrida, ou seja, apesar de começado como uma empresa low cost passou a apostar na diferenciação do produto e manteve os baixos preços. Para tal, apostou na qualidade, conforto e captação de confiança, ofereceu alguns serviços a bordo e fez a distinção através de diferentes classes, nomeadamente a econômica e classe business.

A Air Berlin operou voos regulares para a maior parte dos aeroportos da Europa. Foi a segunda maior companhia aérea alemã e a décima maior companhia aérea europeia. A Air Berlin e as empresas associadas transportaram mais de 31,5 milhões de passageiros no ano de 2013. Em março de 2012 a Air Berlin entrou a aliança aérea Oneworld.

Em Agosto de 2017, a empresa declarou falência e seu último voo foi realizado de Munique a Berlim por um Airbus A320 em 27 de outubro de 2017. O prejuízo total foi de equivalente 2500 milhões de euros em quase 10 anos, de 2008 a 2017.

Em 28 de outubro de 2017 foi anunciado que a Easyjet absorveria 1000 funcionários e 25 aeronaves Airbus A320 para voos a partir de Berlin Tegel por € 40 milhões.


Eurowings

Eurowings é uma companhia aérea baixo custo alemã, fundada em 1992 porém só iniciou suas operações em 1 de Janeiro de 1994, sediada em Düsseldorf, parte do Grupo Lufthansa, operando voos internacionais e serviços domésticos. Foi formada pela união da “NFD Luftverkehrs AG” da cidade de Nuremberg (fundada em 1975) e “RFG Regionalflug”, de Dortmund (fundada em 1976). Desde 13 de agosto de 2011, a Grupo Lufthansa é a única acionista da Eurowings.


Brussels Airlines

A Brussels Airlines é uma companhia aérea belga fundada em 2006 através da fusão das companhias aéreas SN Brussels Airlines e Virgin Express. A companhia tem como hub o aeroporto de Bruxelas (Brussels National) com presença maioritária naquele aeroporto e sendo a principal companhia aérea belga. A empresa é também considerada a empresa herdeira da já extinta Sabena, principal companhia aérea belga até 2001.

Em Setembro de 2008, foi anunciado que a companhia aérea alemã Lufthansa pretendia adquirir 45% das acções da Brussels Airlines (deixando em aberto a opção de adquirir os restantes 55% até 2011), e desta forma, garantir a entrada da Brussels Airlines na aliança de companhias aéreas Star Alliance. Com a aprovação destas medidas por parte da Comissão Europeia em 2009, estas medidas estão a decorrer, e a empresa completou a sua entrada na Star Alliance em 9 de dezembro de 2009. Está também em curso a substituição gradual das aeronaves mais antigas da empresa, nomeadamente os aviões mais antigos do tipo Boeing 737, que a empresa adquiriu através da fusão com a Virgin Express. Para substituir os modelos mais antigos da frota, a empresa irá adquirir aviões do tipo Airbus A319 e/ou A320.

Sendo atualmente também uma das empresas com mais ofertas de voos de longo-curso para África, a empresa irá adquirir mais aviões do tipo Airbus A330, para aumentar a sua oferta e substituir os modelos mais antigos, do mesmo tipo.

Ao nível do serviço a bordo, para a maioria das suas rotas europeias (de médio curso), a companhia oferece nos seus voos três classes de serviço a bordo:

  • b.business: Classe executiva da Brussels Airlines;
  • b.flex: Classe económica flexivel da Brussels Airlines: inclui mais espaço entre assentos e um serviço a bordo completo;
  • b.light: Classe económica de baixo custo da Brussels Airlines: refeições e bebidas a bordo à venda e maiores restrições ao nível das reservas e passagens aéreas.

Nos voos de longo curso (incluindo voos para Helsínquia, Moscovo e Tel Aviv), a empresa oferece duas classes tradicionais de serviço, classe executiva (business) e classe económica (economy).

A companhia é composta por uma frota de 50 aviões de médio e longo curso, voando diariamente para destinos na Europa, África e Médio Oriente. Através de parcerias com outras companhias aéreas, oferece também voos em regime de code-share para a Médio Oriente (Etihad Airways) e para a Ásia (Hainan Airlines da China e Jet Airways da Índia). Para além destas parcerias, a companhia também opera em conjunto os voos entre Bruxelas e a Suíça (em parceria com a Swiss).


Lufthansa

A Deutsche Lufthansa AG é uma empresa alemã da aviação mundial, que opera no transporte aéreo de passageiros, com logística para manutenção, reparo e operação, fornecendo também serviços de TI. O Grupo Lufthansa inclui mais de 400 subsidiárias e empresas associadas. O Grupo Lufthansa transportou 104,5 milhões de passageiros em 2013 e ocupa a nona posição das maiores companhias aéreas do mundo.

Em 1920, período em que a Europa ainda sofria as consequências da Primeira Guerra Mundial, ainda se era muito esperado o fato de poder voar em uma aeronave na qualquer clima. As viagens eram realizadas sobre as linhas ferroviárias durante a luz do sol, sem comunicação via rádio. A aviação da Alemanha, possuía um número pequeno de companhias aéreas, e dessas poucas, restaram duas companhias, a Deutscher Aero Llyod, e a Junkers Luftverkehr. Então, As únicas duas companhias aéreas vigentes na Alemanha, resultaram na Deutsche Luft Hansa AG, em janeiro de 1926.


Passaredo Linhas Aéreas

A Passaredo Linhas Aéreas é uma empresa aérea brasileira com sede na cidade de Ribeirão Preto. Concentra suas operações no aeroporto Dr. Leite Lopes, em Ribeirão Preto, e nos aeroportos Internacionais de Guarulhos e Brasília. A empresa realiza voos para mais de vinte cidades e, através de um sistema de codeshare com a Gol Linhas Aéreas, oferece possibilidades de conectividade para nove destinos regionais e um destino internacional (Buenos Aires).

Em 1995 o presidente do Grupo Passaredo, empresa de transporte rodoviário de passageiros, José Luiz Felício, inaugurou a Passaredo Transportes Aéreos, com uma frota de aeronaves Embraer 120 Brasilia, ligando cidades como Ribeirão Preto, Goiânia, Brasília, São Paulo, Curitiba, São José dos Campos, Belo Horizonte e Vitória da Conquista. Em abril de 2002 ao péssimo cenário econômico brasileiro da época Felício preservou o patrimônio da empresa, encerrando as operações para voltar em condições mais favoráveis no futuro. Em Março de 2004, após um período de estudos e preparação, enfrentou a reabertura da empresa que ficou inoperante por dois anos e logo foi ressurgido a Passaredo Linhas Aéreas com o PP-PSA. Durante os anos de 2008 até 2012 a empresa chegou a operar uma frota de 15 aeronave ERJ-145 e um ERJ-135, inédito no Brasil.

Em outubro de 2012, a Passaredo ingressou com pedido de Recuperação Judicial com o objetivo de viabilizar o pagamento do passivo gerado devido a diversos fatores que ocorreram neste período, e assim, conservar as suas atividades, nas quais já atuava há mais de dezessete anos. O alto preço do combustível, o atendimento das demandas regionais utilizando jatos e uma concorrência específica, momentânea e predatória vivida em sua base principal, que chegou a operar em Ribeirão Preto com Boeing 737 e tarifas a partir de R$ 9,90. Só em maio de 2013, a empresa teve seu plano de recuperação judicial aprovado, conseguindo assim renegociar uma dívida superior a R$ 150 milhões.

Em Julho de 2017, a empresa foi adquirida para Grupo da Viação Itapemirim.

Em agosto de 2017, a juíza Carina Roselino Biagi, da 8ª Vara Cível de Ribeirão Preto (SP), determinou o fim da recuperação judicial da Passaredo Transportes Aéreos.

Em 11 de setembro de 2017, a Passaredo desfaz a venda para Itapemirim por descumprimento de contrato.


TAP Air Portugal

A TAP Air Portugal MHIH, fundada em março de 1945 com o nome Transportes Aéreos Portugueses, é a companhia aérea de bandeira portuguesa, com sede em Lisboa e hub no Aeroporto Humberto Delgado, Santa Maria dos Olivais. A maior e mais prestigiada companhia aérea nacional é membro desde 2005 da Star Alliance, que é uma aliança de companhias aéreas global. Foi estabelecida, a principio, por cinco das principais companhias aéreas do mundo, Air Canada, Lufthansa, Scandinavian Airlines, Thai Airways International e United Airlines, como a primeira aliança global de companhias aéreas para "melhor atender as necessidades dos viajantes internacionais frequentes" e hoje é a maior aliança global do mundo.

Através do seu hub em Lisboa, a TAP Portugal, tem privilégios de acesso à Europa, na encruzilhada com África, América do Norte, América Central e América do Sul, a rede da TAP Air Portugal opera para 87 destinos em 34 países, oferecendo mais de 2.500 voos semanais. Atualmente a empresa dispõe de uma frota de 80 aviões, 63 dos quais de fabrico Airbus para os voos de médio e longo curso e ainda 17 aeronaves ATR e Embraer, operadas pela White Airways e Portugália Airlines, respetivamente, ao serviço da TAP Express, a sua companhia regional.[4]

Em Junho de 2015 a TAP Air Portugal foi semi-privatizada pelo Estado Português, passando a ser controlada a 61% pelo consórcio Atlantic Gateway, liderado pelo brasileiro radicado nos Estados Unidos da América, David Neeleman (fundador da norte-americana jetBlue Airways e dono da Azul Linhas Aéreas Brasileiras) e por Humberto Pedrosa (CEO do Grupo Barraqueiro). Em Fevereiro de 2016, o novo governo liderado por António Costa assinou um novo acordo com o consórcio até então detentor da maioria do capital, passando assim a ser o Estado Português a deter 50% da empresa, 45% pela Atlantic Gateway e 5% pelos trabalhadores e colaboradores da TAP.